Direito Cível e Consumidor

Uma análise acerca da natureza do rol da ANS: taxativo ou exemplificativo?

Uma das questões que mais provocam o ajuizamento de ações em face das operadoras de planos de saúde é o embate entre os pacientes e as operadoras de planos de saúde a respeito da caracterização do Rol de Procedimento da ANS, se ele é exemplificativo ou taxativo.


A jurisprudência sobre o tema sempre se posicionou no sentido de que o rol de procedimento caracteriza listagem de cobertura MÍNIMA obrigatória para os planos de saúde, não sendo taxativo.

O que é o rol de procedimento da ANS?


Segundo a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o rol de procedimentos “garante e torna público o direito assistencial dos beneficiários dos planos de saúde, válida para planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999, contemplando os procedimentos considerados indispensáveis ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças e evento sem saúde, em cumprimento ao disposto na Lei nº 9.656, de 1998.”


Recentemente, no início do ano de 2021, a diretoria da ANS aprovou a Resolução Normativa nº 465/2021 que atualizou o rol de procedimentos e eventos em saúde, com isso, foram incluídos 69 (sessenta e nove) novos exames e tratamentos que passam a fazer parte da lista obrigatória dos planos de saúde.


Resumindo, a ANS de tempos em tempos atualizada uma lista de procedimentos que são de cobertura obrigatória pelas operadoras de planos de saúde.


Contudo, é inevitável que exista uma diferença entre a realidade médica e os procedimentos listados pela agência reguladora, de modo que, surgem os conflitos entre os pacientes que buscam o tratamento médico adequado e as operadoras dos planos de saúde que alegam que somente são obrigadas a cobrir os procedimentos e tratamentos previstos no rol.


Para acessar a lista completa de procedimentos acesse a página da ANS.

O entendimento jurisprudencial predominante sobre o tema


Inicialmente, cabe esclarecer que a lei reguladora dos planos de saúde não antevê previsão legal na qual seja permitida uma interpretação que dê respaldo à negativa da cobertura, posto que o rol de procedimentos da ANS possui natureza meramente
exemplificativa, não vinculando sobremaneira à atuação das operadoras de planos de saúde.


É de entendimento do Egrégio Superior Tribunal de Justiça que a negativa baseada na “não inclusão do procedimento no rol da ANS” distorce a finalidade do próprio rol exemplificativo, que constitui referência básica para a cobertura assistencial mínima obrigatória,
representando, portanto, o patamar MÍNIMO de cobertura que o plano deverá oferecer.


Clique aqui para baixar o artigo na íntegra.


Dra. Juliana Nascimento de Paula Freitas

OAB/RJ no 232.713
Graduada em Direito (IBMEC), pós-graduanda em Direito do Consumidor (UCAM) e com curso de extensão em Direito Empresarial (ProMinas).
E-mail: juliana@aef.adv.br Telefone: (21) 98482-0133

Sobre nós

Fundado em 1996 e com sede própria no centro da cidade do Rio de Janeiro, nosso escritório é focado na prestação de serviços jurídicos de alta qualidade, visando auxiliar os clientes com intuito de evitar ou minimizar riscos de eventuais litígios, bem como na tomada de decisões que definem seus negócios.


Por se tratar de um escritório de advocacia bilingue e multicultural, o AF Advogados Associados é formado por profissionais de alto conhecimento acadêmico e vasta experiência profissional, sempre zelando pela ética, legalidade, confiança e honestidade em busca do sucesso de seus clientes.


Nesse sentido, nossos advogados se dedicam exclusivamente ao cliente e na pessoalidade do atendimento, oferecendo qualidade e agilidade nas respostas e, sobretudo, dedicação total.

Contato

Posts recentes